Páginas

terça-feira, 23 de abril de 2013

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL



Não poderia deixar de comemorar essa linda data.
Preparei uma exposição muito bacana para os meus pequenos.
Nossa trabalhei durante uma semana, mas valeu a pena pelo entusiasmo deles e o reconhecimento com parabenização da maioria dos professores, alguns funcionários e diretora.
Antes de expor o lindo corredor com a exposição vamos um pouco sobre o porque desse dia.


O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.

Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

Vejam como ficou lindo o corredor da exposição:


 Espaço para a Educação Infantil
Livro em pop-up, histórias em caixa de sorvete e caixa de sapato estilo janelinha de cinema
Livros dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo 
Livrão com o alfabeto do Sítio confeccionado por mim  
Aramados com livros confeccionados por alunos com temas sobre saúde e água e 
Livros em 3D 


Fantoches dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo
Espaço aberto a visitação para uma das turmas. Estive junto com essa turma e foi emocionante sentir como eles curtiram e manusearam os livros com muita alegria.


Fiz uma panorâmica da exposição em vídeo.



A profª Djanira arrasou na contação de história com os fantoches do sítio.
Vejam o vídeo:


Fiz um filme com as fotos registrada pela profª de inglês Juliana, aproveito para agradecer novamente a profª, pois sem sua ajuda com as fotos não poderia divulgar esse lindo trabalho.

Vamos ao filme espero que gostem, pois eu ADOREI!!!!



Estive apenas em um momento com uma turma, já que era meu horário do CE na grade com eles. 
Fiquei muito contente com as fotos pois assim senti que os alunos realmente curtiram a atividade.
A maioria dos professores, a diretora e alguns funcionários me parabenizaram pela atividade, pois disseram adorar a exposição.
Que bom atingir dessa forma pois


7 comentários:

  1. Parabéns amiga!! Adorei!! Seu trabalho é maravilhoso! Vc arregaça as mangas e não corre do trabalho, pelo contrário...corre atrás dele. Que bom para os alunos poderem contar com uma professora como você na sala de Leitura, que faz com que eles viajem sem sair do lugar....Continue sempre assim, com esse jeito criança, que brinca e se diverte junto com seus alunos. Beijocas...Muita Paz e Luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADA AMIGA isso mesmo nós arregaçamos as mangas e corremos atrás para colocar em prática nossos projetos que sempre fazem sucesso. Amiga isso é comprometimento e temos de sobra. bjão

      Excluir
  2. Parabéns diva , trabalho lindo vc arrasa sempre se atualizado , é visível seu amor pelos pequenos , lindo trabalho !

    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda diva eu amo meu trabalho. Obrigada pelo carinho.bjão

      Excluir
    2. Linda diva eu amo meu trabalho. Obrigada pelo carinho.bjão

      Excluir
  3. Estou encantada com o trabalho da sua escola. A exposição os videos... Nossa tudo um Show!!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir

Adoro sua visita, obrigada por passar e dar uma espiadinha. Aproveita deixa um comentário com crítica, sugestão ou elogio é sempre bom.bjão