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sexta-feira, 15 de março de 2013

DIA DA ESCOLA E DO CIRCO!!!

HOJE DIA MEGA ESPECIAL- DIA DA ESCOLA E DIA INTERNACIONAL DO CIRCO





A importância da escola na vida das pessoas e especialmente das crianças vai muito além do contato com livros, cadernos e quadro-negro. Depois da família, esse é o primeiro contato social que pode ajudar na construção para que possamos desenvolver nosso senso crítico, ético, cultural e moral.

Durante todo o nosso crescimento, precisamos de um referencial e essa é uma das principais funções da escola. Cada fase do aluno, novas necessidades e capacidades devem ser exploradas e para isso, a escola deve dispor de uma gama de profissionais como orientadores educacionais, professores e psicólogos.
Infelizmente, a educação no Brasil ainda não está satisfatória, apesar de índices cada vez mais positivos. Há um aumento da taxa de alfabetização, aumento do número de alunos que completam o nível superior, novas escolas de ensino fundamental foram construídas e há uma queda no índice de evasão escolar.

É praticamente impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas circenses começaram. Mas pode-se apostar que elas se iniciaram na China, onde foram encontradas pinturas de 5 000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Esses movimentos faziam parte dos exercícios de treinamento dos guerreiros e, aos poucos, a esses movimentos foram acrescentadas a graça e a harmonia.
No Brasil, a história do circo está muito ligada à trajetória dos ciganos em nossa terra, uma vez que, na Europa do século dezoito, eles eram perseguidos. Aqui, andando de cidade em cidade e mais à vontade em suas tendas, aproveitavam as festas religiosas para exibirem sua destreza com os cavalos e seu talento ilusionista.
Procuravam adaptar suas apresentações ao gosto do público de cada localidade e o que não agradava era imediatamente tirado do programa.
Mas o circo com suas características itinerantes aparece no Brasil no final do século XIX. Instalando-se nas periferias das cidades, visava às classes populares e tinha no palhaço o seu principal personagem. Do sucesso dessa figura dependia, geralmente, o sucesso do circo.
O palhaço brasileiro, por sua vez, adquiriu características próprias. Ao contrário do europeu, que se comunicava mais pela mímica, o brasileiro era falante, malandro, conquistador e possuía dons musicais: cantava ou tocava instrumentos.
QUE DIA LINDO
DIVIRTAM-SE!



2 comentários:

  1. Querida amiga, que saudades dos nossos projetos! É muito bom rever que a alegria em ensinar está viva nos projetos apresentados. Parabéns pelos trabalhos! Deus seja louvado sempre!

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    1. Amiga Iara também muitas saudades de projetos da educação física junto com você na sala de leitura. Obrigada por seus ensinamentos. bjão

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Adoro sua visita, obrigada por passar e dar uma espiadinha. Aproveita deixa um comentário com crítica, sugestão ou elogio é sempre bom.bjão