Páginas

domingo, 24 de março de 2013

DIA MUNDIAL DA ÁGUA



Durante essa semana devido a chegada da homenagem ao dia mundial da água  22 de março, trabalhei a importância da água na nossa vida. Realizei algumas  atividades referentes ao tema com o objetivo de conscientizar meus pequenos da importância deste recurso a todos os seres vivos, como prevenir a contaminação, dicas de economia e curiosidades compatível a idade deles.
Montei um mini-projeto por escrito, que procurarei sempre em determinados momentos de outras aulas abordar o tema, já que o nosso PPP é a promoção de saúde.

PROJETO ÁGUA UM BEM ESGOTÁVEL

INTRODUÇÃO:  Sabemos que Deus nos colocou no mundo como herdeiros de um grande passado, portadores de um grande presente e construtores de um grande futuro.(autor desconhecido).
JUSTIFICATIVA: Sabemos que a água é um recurso essencial para a vida na terra e está sendo utilizada de forma irresponsável por boa parcela da população mundial. Tentei passar a eles, mudando esse cenário para que eles ao conhecer levassem as informações para dentro de suas casas.
PÚBLICO ALVO: Alunos da Educação Infantil e Fundamental.
OBJETIVOS GERAIS:
·  Desenvolver nos alunos postura participativa, com a conscientização dos problemas ambientais;
·  Valorizar a água como fonte da vida;
· Conhecer alguns dos processos de captação, distribuição e armazenamento de água e os modos domésticos de tratamento (fervura  e adição de cloro) para eliminar os microorganismos, sobretudo em locais onde não há abastecimento de água tratada;
· Compreender a importância da coleta e do tratamento de água e de esgoto para a promoção e manutenção da saúde;
·  Reconhecer a importância da água para a vida , mostrando como a água é essencial para tudo na nossa  vida.
·  Desenvolver nos alunos a responsabilidade pela conservação do meio ambiente, responsabilidade esta, que não é só dos ecologistas, mas de cada um de nós, cidadãos e educadores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·  Reconhecer a importância da preservação do meio ambiente;
·  Reconhecer a importância da água para a nossa vida;
·  Reconhecer a importância da água para  o nosso corpo;
·  Fazer os alunos perceberem que, com gestos simples, é possível fazer muito pelo meio ambiente e ainda economizar ( a necessidade de economizar água – adesão de atitude).
DESENVOLVIMENTO:
·         Manejo e conservação;
·         Acúmulo de resíduos sólidos;
·         Como recolher e para onde enviar o lixo;
·         A importância da água na nossa vida;
·         Importância da água no nosso corpo;
·         A economia de água – adesão de atitude.
ESTRATÉGIAS:
·         Histórias;
·         Músicas;
·         Leitura informativa sobre o tema estudado;
·         Vídeos.

Eles adoraram ouvir a história desse livro. A educação infantil conheceu os vários tipos de água: potável, do mar, dos rios, do lago.

Achei no blog: educar-flavinha.blogspot.com essa história da água e ampliei e contei para eles. Foi um sucesso pediram bis e todos queriam folhear a história.
       



  Vejam  contação da história para uma das turmas da educação infantil. Atenção total.
Eles adoram quando faço caras e bocas... e eu também..rsrsrs

Encontrei na internet essa duas histórias que imprimi e contei. Eles se encantaram com as gotinhas.


Encontrei vários vídeos sobre a conscientização para a economia da água, os que eles adoraram foram esses que indico a voces educadores.

Esse da Turma da Mônica foi o que as turmas da educação infantil gostaram mais. 

A turma da profª Beth da educação infantil, vibrou muito com música, pediram bis e aproveitei filmei a reação. Assistam voces irão adorar a empolgação. 

A turma da profª Taiana da educação infantil também vibrou e queriam ser filmados e fotografado. Saíram cantando da sala de leitura pelo pátio. Muito lindo.



No link que segue um vídeo maravilhoso onde  meus pequenos do fundamental adoraram e entenderam como as águas chegam as nossas torneira:  http://www.youtube.com/watch?v=tjuPp9AoMSo


Continuarei  lembrando sempre sobre a importância da água para nossa saúde e sobrevivência...



10 comentários:

  1. Respostas
    1. OBRIGADA QUERIDA FAÇO TUDO POR ESSES PEQUENOS COM MUITO AMOR E CARINHO. BJÃO

      Excluir
  2. Parabéns amiga Monica.Adorei o trabalho e vou colar...rsrsr. Até eu queria ser sua aluna..e ir para essa sala de leitura que pelo que vemos é um espaço mínimo, porém não é desculpa para não fazer um trabalho de qualidade e altamente divertido! Que pena que vc não possui um espaço maior...daria para fazer mais coisas, com a sua criatividade, garra e disposição, que bem conheço. Um beijão. Adoro ser sua amiga!!!! Muita Paz e Luz! Que Deus a ilumine sempre! #vqv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida e amada amiga Del, fiquei emocionada com suas palavras. Nós fazemos com Amor e dedicação só dá nisso mesmo né. bjão muita luz e paz pra vc tb.

      Excluir
  3. Como sempre arrebentando nos trabalhos... Os alunos parecem estar muito felizes e assim como a Del ia adorar ser sua aluna.

    Parabéns pela dedicação!!!

    Bjus
    Elidia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida e amada Elidia é cansativo me desdobro para fazer isso tudo e ao mesmo tempo um ou dois projetos tudo por eles que adoram. Somos dedicadas e gostamos do que fazemos só pode dar nisso né? bjão e obrigada pelo carinho

      Excluir
  4. Fique a vontade Sue. Adoro compartilhar meu trabalho e também passear pelos blogs de colegas e amigos. Já vou lá no seu. bjão e obrigada pelo carinho

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Monica! Seu trabalho ficou lindo!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, é um ótimo trabalho!!! A água é um fator importantíssimo, e está em uma complicada crise.. qualquer tipo de economia como a Instalação de Hidrômetro é bem vinda!!!

    ResponderExcluir

Adoro sua visita, obrigada por passar e dar uma espiadinha. Aproveita deixa um comentário com crítica, sugestão ou elogio é sempre bom.bjão